No último mês de abril, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, por meio da Equipe Móvel Especializada em Operações na Selva (JWMTT, acrônimo em inglês) conduziu o treinamento de selva das tropas da Guatemala na Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (Monusco). A ação ocorreu antes do desdobramento da tropa guatemalteca na área de operações no país.
No módulo, de uma semana de duração, foram ministradas instruções de navegação através selva, técnicas de ação imediata, patrulhas, tiro, técnicas aeromóveis, reação ao contato em ambiente de selva, dentre outras.
Após a execução das atividades, a tropa da Guatemala considerou-se apta a atuar no interior das selvas congolesas contra os grupos armados e a exercer de maneira mais eficaz a proteção de civis locais.
A Equipe Móvel Especializada em Operações na Selva é composta por 13 oficiais e sargentos guerreiros de selva, dos quais 11 são do Exército Brasileiro; um, da Marinha do Brasil; e um, da Força Aérea Brasileira.
Alto Comando
Na manhã desta segunda-feira (03), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, presidiu a Primeira Reunião do Alto Comando das Forças Armadas (RACFA), desde que assumiu a Pasta.
No tradicional encontro, Braga Netto tratou de assuntos conjunturais, em especial do orçamento e das ações para recomposição dos recursos destinados aos projetos estratégicos da Defesa e para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa, para que Marinha, Exército e Aeronáutica mantenham o foco em suas missões constitucionais.
A RACFA reúne, habitualmente, todos os Oficiais-Generais de último posto das três Forças Armadas para transmitir diretrizes e orientações sobre diversos assuntos relativos à Pasta. O intuito é priorizar as ações conjuntas futuras para a sinergia e efetividade dos resultados da Defesa.
As informações são do Exército Brasileiro.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança