O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus” atracou, no dia 2 de maio, na cidade de Belém (PA) com um tanque de 90 mil m³ de oxigênio líquido, da empresa White Martins, para atender hospitais com pacientes de Covid-19, no Pará e no Amapá. A ação faz parte de um esforço do Governo Federal para aumentar a disponibilidade de oxigênio medicinal nos Estados.
A operação de apoio logístico começou, no dia 22 de abril, com o transporte do tanque vazio do Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), até o Porto de Pecém (CE), a bordo do Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”. No Ceará, o tanque foi abastecido com oxigênio líquido e retornou ao Pará no NApOc “Purus”, a fim de dar prosseguimento à distribuição para os locais necessitados. Cerca de 150 militares foram empregados nas atividades.
A missão da Marinha contou com a colaboração da Companhia Docas do Pará, que disponibilizou cais e guindastes, da Santos Brasil, responsável pelo terminal de Vila do Conde, e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Desde março de 2020, por meio da Operação “Covid-19”, as Forças Armadas prestam apoio às medidas deliberadas pelo Governo Federal para reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus, permanecendo em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando necessários.
APA
O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, e a Fragata “Independência”, subordinada ao Comando do Primeiro Esquadrão de Escolta, realizaram exercício de Leap Frog, no dia 27 de abril, ao sul do município de Maricá (RJ).
O exercício consiste na aproximação lateral dos navios e na manutenção do posicionamento de ambos, adotando o mesmo rumo e velocidade, visando aprimorar o nível de capacitação das tripulações e a interação dos meios de classes distintas, em proveito da segurança da Amazônia Azul.
A atividade contou também com a participação de seis Aspirantes da Escola Naval, a bordo do Navio-Patrulha “Apa”, que vivenciaram o ambiente e a rotina de bordo do navio. Eles acompanharam o exercício de Leap Frog e os procedimentos para operações aéreas, com o lançamento e recolhimento da aeronave UH-12, pertencente ao Esquadrão HU-1. A experiência é relevante para os Aspirantes do segundo ano, pois contribui para a decisão sobre o Corpo e Habilitação que terão ao longo da carreira na Marinha. Toda a operação foi conduzida em conformidade com as medidas de enfrentamento à Covid-19.
As informações são da Marinha do Brasil.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança