A passagem de função dos Delegados Alternos da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa (RBJID) ocorreu em cerimônia, na segunda-feira (23). O evento, realizado nas instalações da Comissão Naval Brasileira em Washington, nos Estados Unidos, contou com a presença do Presidente do Conselho de Delegados da Junta Interamericana de Defesa (JID), Vice-Almirante Alexandre Rabello de Faria; e do Conselheiro da Missão Diplomática Brasileira na Organização dos Estados Americanos (OEA) Márcio Rebouças.
Na ocasião, o Contra-Almirante Luis Manoel de Campos Mello, da Marinha do Brasil; os Coronéis Marco Aurelio Baldassarri e Marcos Aurelio Vilela Valença, respectivamente, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira; foram substituídos pelo Capitão de Mar e Guerra Guilherme Lopes Malafaia e pelos Coronéis Gilson Lourival de Souza e Marcelo de Moura Silva.
O Chefe da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães, exaltou a qualidade do trabalho executado pelos Delegados Alternos substituídos, no desenvolvimento de ações em prol da cooperação, da confiança e da segurança hemisférica. Ele, ainda, desejou sucesso aos substitutos.
No dia seguinte, após a Reunião Formal 1434, do Conselho de Delegados da JID, os Delegados Alternos substituídos foram condecorados com a Medalha da Junta Interamericana de Defesa. A insígnia reconhece os os serviços prestados na JID durante dois anos. As medalhas foram entregues pelo Presidente do Conselho de Delegados, em seu Gabinete na sede da Junta, a “Casa do Soldado”.
ESG
Nesta segunda-feira (23), a Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu, no campus Brasília, comemoração aos 72 anos da instituição. Na solenidade, prestigiada pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, militares e civis foram condecorados com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias. O aniversário da ESG também foi celebrado no último dia (20), no campus Rio de Janeiro.
“A Escola Superior de Guerra sempre teve um papel primordial na evolução dos estudos das soluções dos problemas nacionais, na definição dos conceitos e da doutrina do emprego conjunto das Forças Singulares, por possuir integrantes de várias origens e especializações, militares e civis, com elevada competência e profissionalismo”, ressaltou o titular da Pasta.
Na ocasião, o Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, destacou, também, que a Escola tornou-se uma referência, com reconhecimento em todo o País e no exterior como centro de ensino de excelência. “A ESG se mantém com retidão na proa estabelecida há mais de sete décadas, a qual, desde o início, orientou que esta Escola deveria se constituir num Instituto de Estudos de Alto Nível e se tornar um centro permanente de debates e pesquisas de problemas brasileiros, voltados para o binômio segurança e desenvolvimento”.
Ainda, ao parabenizar os agraciados, o Brigadeiro Lourenço ressaltou a relevante atuação nos serviços prestados à ESG. “A esses homens e mulheres outorgamos, hoje, a nossa maior comenda, a Medalha Mérito Marechal Cordeiro de Farias, que é entregue envolta em muita gratidão e orgulho”.
O Ministro da Defesa e o Comandante da ESG fizeram a imposição da medalha aos condecorados. Entre eles, estavam o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Chefe de Logística e Mobilização do MD, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; Assessor Especial do Ministro Vice-Almirante (FN) Pedro Luiz Gueiros Taulois; entre outras autoridades e personalidades.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança