Em 17 dias de atuação conjunta com órgãos federais e municipais, em Petrópolis (RJ), as Forças Armadas auxiliaram no transporte e na entrega de, aproximadamente, 310 toneladas de donativos; na desobstrução de 50 vias públicas; e no atendimento médico de cerca de 1,8 mil pessoas em hospital de campanha.
O preparo, a prontidão e a disponibilidade dos militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica contribuem com a Defesa Civil em diversas outras ações de apoio à população de Petrópolis. As Forças Singulares atuam, também, em atividades como contenção de barreiras, limpeza de vias de acesso, restabelecimento de energia, e poda e corte de árvores.
A capacidade logística e operacional das Forças Armadas é empregada, ainda, na coordenação do tráfego aéreo local, no monitoramento meteorológico, no reconhecimento especializado de engenharia em bairros da região, na avaliação técnica de áreas de risco, no vasculhamento de locais afetados por deslizamentos e nas ações de busca e resgate de sobreviventes. Para isso, foram disponibilizados mais de 130 equipamentos, incluindo viaturas de transporte, ambulâncias, tratores e aeronaves.
O emprego das Forças Armadas em ações de apoio à Defesa Civil em Petrópolis foi estabelecido por meio de Portaria assinada pelo Ministério da Defesa, em 16 de fevereiro. Com a normativa, foi ativado um Comando Conjunto, formado por militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Mais de 1,1 mil militares são empregados na operação.
Até o momento, a Marinha, o Exército e Aeronáutica, em coordenação com a Defesa Civil, transportaram mais de 310 toneladas de donativos, incluindo água, alimentos, kits de higiene e material de limpeza.
O Comandante do Comando Conjunto e do Comando Militar do Leste, General de Exército Jose Eduardo Pereira, menciona os esforços para garantir o apoio necessário à população petropolitana.
“Além dos meios já existentes em Petrópolis, o Comando Conjunto Leste permanece com as demais tropas e meios em alerta, em condições de, prontamente, reforçar as ações das áreas afetadas, conforme as necessidades e as demandas dos órgãos de Defesa Civil, ressaltou.
Atuação Conjunta
Desde 16 de fevereiro, o Ministério da Defesa instituiu um Comando Conjunto onde centraliza as atividades da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A atuação ocorre em coordenação com a Defesa Civil e com órgãos federais, estaduais e municipais.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança