M
Logo Rossi Comunicação

© 2025 CityPubli

Logo Rossi Comunicação
Logo Rossi Comunicação

NOTÍCIAS

Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...

Santa Catarina inicia 2022 com a abertura de 23,4 mil novas vagas formais de emprego. Em janeiro, o estado teve o segundo melhor desempenho do país, atrás apenas de São Paulo. De acordo com análise do Observatório FIESC, a Indústria Geral catarinense foi o setor que mais contribuiu para o resultado, com a criação de 12,8 mil novos postos de trabalho. O número foi mais que o dobro do setor de Serviços (6.429), segundo setor que mais gerou empregos formais no estado. Os dados do Novo Caged foram divulgados nesta quinta-feira, 10.

“A indústria catarinense vem mantendo o ritmo de produção, contribuindo com a geração de emprego e renda no estado. Santa Catarina vive uma realidade de pleno emprego, com a maior taxa de formalidade do país, e o empresário industrial tem uma contribuição importante nesse resultado. Onde há indústria, há desenvolvimento econômico”, afirma o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.

Assim como no saldo geral, a Indústria catarinense teve o segundo melhor resultado do país em janeiro, atrás apenas de São Paulo. Conforme análise do Observatório FIESC, a Indústria de transformação catarinense representou 19,7% do saldo total de empregos formais do setor no país no primeiro mês do ano.

De acordo com o economista do Observatório FIESC, Maicon Luiz Brand, o destaque ficou para os setores que produzem bens de consumo semiduráveis, como o Têxtil, Confecção, Couro e Calçados e o de Madeira e Móveis, ambos influenciados em parte pelo aumento das exportações no estado.

O segmento de Couro e calçados registrou abertura de 631 novas vagas formais, o que representou uma variação relativa de 7,6% em relação ao estoque de empregos formais.

Cabe o destaque também para a atividade de Fabricação de produtos de madeira, destinados sobretudo à Construção, que registrou 1.408 novas vagas formais e 3,0% de variação relativa.

Esse resultado também é fruto da dinâmica de recuperação da Indústria catarinense, pautada pela expansão nos investimentos em Bens de Capital e atualização da cadeia produtiva. Como consequência, houve o aumento da produção intensiva em tecnologia, favorecendo a inovação e os empregos qualificados no estado.

Forças Armadas

A Fiesc e o Sebrae-SC lançaram o Projeto Defesa. A iniciativa vai capacitar empresas de pequeno porte para fornecer às Forças Armadas e aproveitar o potencial de mercado oferecido pelas compras públicas, especialmente as militares. Detalhes do projeto foram apresentados durante reunião do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC (COMDEFESA), realizada no último dia 10 com a participação de representantes das Forças Armadas.

“Essa parceria mostra que estamos abraçados a uma causa única. É muito importante essa aproximação entre as Forças Armadas e as empresas. As Forças compram de pequenas e grandes empresas e adquirem produtos de alta tecnologia, canhão, navios, mas também alimentos e roupas, por exemplo. Sabemos dos desafios do pequeno empresário, mas fiquem de olho no fornecimento às Forças porque tem oportunidade para todos”, disse o presidente do Comitê, Cesar Augusto Olsen. Ele informou que das 119 empresas estratégicas de defesa existentes no país, 14 são catarinenses. Para uma empresa ingressar no grupo das estratégicas de defesa precisa cumprir alguns requisitos exigidos pelas Forças.

A gestora do Sebrae/SC Hub, Soraya Tonelli, disse que utilizar o poder de compra governamental como fator primordial para o desenvolvimento local é uma alternativa segura e inteligente. “Nosso grande desafio é criar um ambiente de aproximação entre os pequenos negócios e o comprador público e atuar na sensibilização e capacitação do empresário de pequeno porte. E essa parceria vem ao encontro disso”, afirmou.

O consultor do Sebrae-SC, Everton Avi, apresentou as principais etapas previstas no projeto: adesão das empresas interessadas, curadoria e seleção, realização de seminários regionais, diagnóstico, consultoria e assessoramento em compras governamentais e a participação na ExpoDefense, feira que será realizada nos dias 19 e 20 de maio, em Florianópolis, e reunirá compradores e fornecedores da área de defesa. “O grande objetivo é incluir cada vez mais fornecedores locais nas compras públicas”, disse.

A executiva do COMDEFESA, Luciane Camilotti, informou que de janeiro a setembro de 2021 as empresas catarinenses venderam R$ 175 milhões ao Ministério da Defesa. Desse total, a indústria respondeu por 19%; o segmento de serviços por 72% do valor e a agricultura por 9%. Entre os setores industriais que forneceram estão o têxtil, confecções, couro e calçados; produtos químicos e plásticos; alimentos e bebidas; metalmecânico e metalurgia; e fármacos e equipamentos de saúde.

O general da reserva, Adhemar da Costa Machado, coordenador do escritório Sisdia de Inovação do Exército na região sul, lembrou que o primeiro passo para fornecer às Forças é fazer o cadastramento no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF). “Há um desconhecimento em relação a essa etapa que é fundamental”, salientou.

A ExpoDefense é uma feira de tecnologias e produtos de defesa. O evento é uma iniciativa da FIESC e da Base Aérea de Florianópolis, com o apoio do Ministério da Defesa, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Tem como foco reunir empresas e profissionais ligados ao setor, com o objetivo de mostrar o que há de mais moderno em produtos e tecnologias, promovendo a integração das Forças Armadas com a indústria, centros de tecnologia e academia.

Os interessados na capacitação do Projeto Defesa podem entrar em contato pelo e-mail luciane-camilotti@fiesc.com.br ou pelo telefone: (48) 98840-0142.

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

 

Translate»