M
Logo Rossi Comunicação

© 2025 CityPubli

Logo Rossi Comunicação
Logo Rossi Comunicação

NOTÍCIAS

Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...

A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) conduziu o Estágio Setorial de Técnicas, Táticas e Procedimentos em Operações Terrestres e Fluviais na faixa de fronteira, no período de 7 a 11 de março. Participaram do treinamento 16 oficiais do Comando Militar do Norte, Comando Militar da Amazônia, Comando Militar do Oeste e Comando Militar do Sul.

O estágio teve início no 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BI Mec), na cidade de Foz do Iguaçu (PR), com palestras dos órgãos de segurança pública e de fiscalização. Após as palestras, os militares deslocaram-se para a Ponte Internacional da Amizade e, posteriormente, para a Usina Hidrelétrica de Itaipu, para conhecerem as infraestruturas críticas da região.

Na 15ª Companhia de Infantaria Motorizada (15ª Cia Inf Mtz), em Guaíra (PR), os estagiários tiveram contato com técnicas fluviais, iniciando com instruções de flutuação e de nado militar e, em seguida, realizando a orientação fluvial e o patrulhamento diurno no rio Paraná. No período noturno, utilizaram equipamentos de visão noturna no cenário de uma demonstração da forma de atuação dos criminosos com embarcações de pequeno porte.

CEA

Foi realizado na quinta-feira, 17, no Quartel-General do Exército (QGEx), o exercício de rádio da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA). A Conferência é um órgão militar internacional composto por 29 participantes, dentre exércitos de diversos países e organizações, e é presidido pelo Exército Brasileiro desde o fim de 2021. O objetivo da atividade foi verificar as condições do contato via rádio entre os participantes, um meio alternativo de comunicação para situações de emergência, catástrofes e exercícios conjuntos ou combinados.

Na ocasião, o Secretário-Geral da Conferência, General de Divisão Alcides, realizou pelo rádio a transmissão de uma mensagem do Comandante do Exército e Presidente da Conferência, General de Exército Paulo Sérgio. Integraram a transmissão 16 participantes. O Chefe da Subseção de Comunicações e Eletrônica da Secretaria-Executiva Permanente da CEA, Capitão Okamura, ressaltou que a atividade correspondeu à segunda fase do exercício do Sistema Integrado de Comunicações e Informática da CEA.

“Testamos nossa rede de informática na semana passada e testamos esta semana a rede rádio HF, uma rede de contingência para o caso de queda da rede de informática, quando não temos condições de realizar videoconferência”. Ainda de acordo com o capitão, os participantes da rede são divididos nas zonas sul e norte. Os participantes dos países da zona sul comunicam-se diretamente com o Brasil. Já os participantes dos países da zona norte centralizam envio e recebimento de mensagens no México, que atua como estação retransmissora para o Brasil.

Montanhismo

No dia 11 de março, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), por intermédio de seu Centro de Instrução de Operações em Montanha (CIOpMth), iniciou a condução do Curso Básico de Montanhismo/1º turno.

Um efetivo de 33 alunos participa do curso, dentre oficiais e sargentos das unidades da Brigada de Montanha, da Brigada Paraquedista, da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Sargentos das Armas, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.

Como primeiro evento, foi realizada a formatura de apresentação do turno e, na sequência, o Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), General de Brigada João Felipe Dias Alves, ministrou a aula inaugural, destacando a visão de futuro da Brigada de Montanha e a importância dos especialistas em montanhismo militar nesse contexto. No dia 14 de março, foi realizado o cerimonial de verificação do aprestamento do aluno.

O curso tem duração de seis semanas, divididas em fases com o objetivo de formar o guia de cordada, responsável pela condução de tropas no ambiente operacional de montanha, pela equipagem de vias para ultrapassagem de obstáculos verticais e horizontais por parte da tropa e pela montagem de sistemas de resgate e autoresgate em montanha.

Brasil-EUA

O 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL) realiza, desde o dia 12 de março, o exercício de adestramento Aratu V. A atividade, que se estenderá até o dia 20 de março, é realizada na área do Campo de Instrução General Moacyr Araújo Lopes (CIGMAL), da Escola de Sargentos das Armas (ESA), em Três Corações (MG), e nos municípios de São Bento Abade (MG) e de Luminárias (MG).

Conduzida sob a orientação do Comando de Operações Terrestres (COTER) e da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), a preparação tem por finalidade aprimorar técnicas, táticas e procedimentos da Companhia CORE, que participará do exercício internacional combinado CORE 22 (com tropas do Exército do EUA) no Joint Readiness Training Center (JRTC), um centro de treinamento e preparação conjunta com sede em Fort Polk, Lousiana (EUA).

O Exercício Aratu V está focado nas ações dos pelotões e grupos de combate, desde o planejamento e emissão de ordens até a tomada de decisão, frente a situações fortuitas. No período, estão sendo executadas, em sistema de rodízio, ações típicas das tropas aeromóveis, tais como: assalto aeromóvel, infiltração, patrulha de longo alcance, reconhecimento, ataque e defesa de localidade, evacuação de feridos, entre outras.

Na fase final, será executado o exercício de tiro real de fração, de alta complexidade, visando verificar a efetividade das frações no cumprimento de uma missão de combate, com o uso de munição real em ambiente controlado. Todo rodízio de ações conta com o olhar atento dos observadores e controladores dos Centros de Adestramento Sul e Leste (CA-SUL e CA-LESTE), que verificam todos os procedimentos operacionais realizados pela tropa.

O uso de equipamentos com tecnologia de ponta, como o dispositivo de simulação de engajamento tático, que possui georreferenciamento, permite o acompanhamento em tempo real das ações e a elaboração de estatísticas acerca do desempenho da tropa adestrada. Os diversos sensores acoplados no equipamento individual e no armamento dos militares da força adestrada, bem como da tropa que simula uma força oponente, conferem maior realismo à atividade, uma vez que os disparos realizados emitem um feixe de laser capaz de produzir baixas ou ferimentos, caso estejam no alcance de utilização do armamento considerado e na pontaria correta.

CORE

A Companhia CORE, um acrônimo da expressão “Combined Operation and Rotation Exercises”, é composta por militares do 5º e do 6º Batalhão de Infantaria Leve, do 20º Grupo de Artilharia de Campanha (20º GAC), da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (12ª Cia E Cmb L), do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve (1º Esqd C L) e da 12ª Companhia de Comunicações Leve (12ª Cia Com L). Participam do exercício, ainda, o 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), o 22º Batalhão Logístico Leve (22º B Log L) e a Companhia de Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel).

As informações são do Exército Brasileiro.

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

 

Translate»