A Iveco Defence Vehicles recebeu a visita na fábrica de Sete Lagoas (MG) de uma delegação italiana chefiada pelo Vice-Ministro da Defesa Giorgio Mulé, o Secretário-Geral da Defesa Vice-Almirante Dario Giacomin, o adido de defesa da embaixada da Itália no Brasil coronel Av Antonio Felicissimo, o cônsul da Itália em Belo Horizonte Maurizio Fedeli, e demais integrantes.
A comitiva visitou a linha de produção do blindado anfíbio Guarani VBTP-MR 6×6, a recém-criada linha de produção do LMV-BR VBMT-LR 4×4 e o campo de provas da planta onde ocorreu uma demonstração dinâmica do Guarani.
A Iveco Defence Vehicles está altamente comprometida em fornecer aos seus clientes em todo o mundo soluções de defesa e segurança eficazes e integradas, incluindo um suporte logístico adaptado aos requisitos específicos.
Na última década, a Iveco Defence Vehicles já produziu no Brasil e entregou mais de 500 unidades do blindado Guarani e 32 unidades do blindado LMV-BR ao Exército Brasileiro, demonstrando sua iniciativa de localização por meio de desenvolvimento de fornecedores locais.
Certificação
A fábrica da IVECO Defence Vehicles, em Sete Lagoas (MG), alcançou o nível bronze no programa World Class Manufacturing (WCM), um dos mais altos padrões da indústria de manufatura no mundo. O reconhecimento representa importante conquista para a planta na busca constante por melhorias de processos e excelência de produção.
Inaugurada em 2013, a estrutura tem 30 mil m², sendo 18 mil de área coberta (produção e logística), e foi a primeira a fabricar produtos de defesa fora da Europa. O primeiro produto nacional foi a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP-MR), mais conhecido como Guarani, fruto da parceria da empresa com o Exército Brasileiro. Mais de 450 unidades foram entregues aos militares até agora.
“Essa conquista é resultado do esforço e da competência de toda a nossa equipe de Sete Lagoas. A planta de defesa é extremamente complexa e tem um processo 100% manual, que depende de muita qualificação e dedicação de todos os operadores. Temos ainda uma área de solda de aço balístico, que demanda uma expertise muito específica”, afirma Izidro Penatti, diretor Industrial da planta.
Com capacidade para transportar até onze pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas, possui tração 6X6, pode chegar a 110 km/h e tem função anfíbia. Além de ar-condicionado, apresenta uma série de inovações tecnológicas, como sistema automático de detecção e extinção de incêndio e baixa assinatura térmica (o que dificulta sua localização), entre outros.
“Temos feito um trabalho consistente em todo o nosso complexo industrial, não apenas na fábrica de defesa, mas também na de veículos comerciais e, também, na de motores, que completaram 20 anos em 2020. Seguiremos com as melhores práticas do WCM, aperfeiçoando cada vez mais os nossos processos e a produção industrial”, completa Penatti.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança