Uma solenidade militar realizada pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), em Brasília (DF), na terça-feira (19/04), marcou a celebração dos 61 anos da criação do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA). A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a participação do Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; do Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; dos Oficiais-Generais do EMAER; do efetivo da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica; e convidados.
Durante o evento, foram entregues o Certificado de Conclusão do Curso do Módulo Unificado de Logística Aeronáutica; os Distintivos e as Insígnias Ocupacionais do Sistema de Informática e Telecomunicações das Forças Aéreas Americanas (SITFAA); os Prêmios Sistema de Informática e Telecomunicações das Forças Aéreas Americanas, nas modalidades Prêmio Estação SITFAA do Ano e Prêmio Especialista em Comunicações do Ano; além do Prêmio Segurança de Voo SICOFAA. Também houve a entrega da Condecoração Legião ao Mérito Confraternidade Aérea Interamericana.
No total, foram agraciados 24 militares, além de duas Unidades Aéreas: o Grupo de Transporte Especial (GTE) e Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma. As homenagens representam o reconhecimento aos bons serviços prestados pela Equipe Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas – SICOFAA BRASIL.
Na leitura da Ordem do Dia, o Chefe do EMAER falou sobre a relevância da data. “Este é um dia importante para a nossa Instituição. Celebramos os 61 anos do SICOFAA, ao mesmo tempo em que enaltecemos a memória dos seus participantes de ontem e de hoje, integrantes da Força Aérea Brasileira, que dedicaram e dedicam as suas vidas ao alívio de vitimados em todo o continente americano, perfazendo o poder aeroespacial um instrumento inclinado a salvar vidas”, finalizou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.
SICOFAA
Criado com o objetivo de promover a troca de experiências, conhecimentos e treinamentos que permitam o fortalecimento das capacidades operacionais e profissionais de seus integrantes, o Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), atualmente, é composto por 21 países, incluindo o Brasil.
O Sistema funciona como uma organização apolítica e voluntária, cuja missão é dar suporte às necessidades de seus membros, além de construir laços de cooperação mútua e de interoperabilidade que garantam a eficácia em responder a uma situação de emergência de forma combinada, atendendo às intenções diplomáticas entre os países.
A ideia de reunir as Forças Aéreas Americanas surgiu em 1961, quando os quatorze comandantes fundadores do SICOFAA participaram da 1ª Conferência de Chefes de Forças Aéreas Americanas (CONJEFAMER), com a intenção de fortalecer as relações fraternas interinstitucionais, bem como planejar uma efetiva cooperação. Assim, o dia 16 de abril de 1961, data da realização da 1ª CONJEFAMER, tornou-se o dia do SICOFAA.
As informações são da Força Aérea Brasileira.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança