A Safran Landing Systems, empresa que atua em sistemas de pouso e frenagem, desenvolve com a ATR uma nova tecnologia que permitirá a análise de “pousos duros”. Desta forma, será possível pode acelerar o processo de manutenção das aeronaves. As informações são da Aero Magazine.
O sistema é chamado ‘Smart Lander’. Trata-se de um serviço de diagnóstico de trem de pouso que usa conhecimento de última geração em análise de dados para otimizar os tempos de resposta do fabricante em caso de pousos duros e permitir que as aeronaves sejam rapidamente colocadas novamente em operação comercial.
Com base em centenas de milhares de simulações de pouso duro, o Smart Lander emite recomendações às companhias aéreas sobre as ações de manutenção a serem tomadas de acordo com a intensidade do pouso e para o nível de carga sustentado pelo trem de pouso. As aeronaves podem, posteriormente, ser autorizadas a continuar suas operações comerciais ou ser enviadas para uma base de manutenção. Esse processo, antes feito em mais de sete dias, leva menos de uma hora.
Visor optrônico
O visor optrônico Paseo XLR (eXtra Long Range) da Safran foi selecionado pelo consórcio Águas Azuis para equipar as fragatas brasileiras Tamandaré.
O Paseo XLR incorpora os módulos dos sistemas optrônicos embarcados Euroflir, particularmente seus sensores de alta definição associados ao seu telescópio multiespectral, permitindo assim a identificação de ameaças no limite do horizonte.
O equipamento é capaz de identificar pequenas embarcações que são dificilmente detectadas por radares tradicionais devido a estarem próximas da superfície e serem frequentemente fabricadas com materiais invisíveis às ondas de radar.
Ele é particularmente útil em contextos assimétricos onde as embarcações da linha de frente chegam a operar perto da costa e podem ser cercadas por pequenos barcos com intenções desconhecidas.
Este visor de ultralongo alcance irá oferecer à Marinha do Brasil maiores capacidades de intervenção, ampliando o raio de segurança em torno dos seus navios.
O Paseo XLR irá colaborar com a autoproteção de cada uma das Fragatas na detecção e identificação das ameaças, inclusive em condições de mar agitado, com velocidade elevada e em condições de visibilidade limitada. De dia ou de noite, o Paseo XLR permitirá a conduta de tiro do armamento de artilharia principal.
Os dois primeiros Paseo XLR serão entregues para o consórcio Águas Azuis no início de 2023.
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