Na última terça-feira (28) aconteceu o primeiro dia do Workshop Anual de Ciência do Climate Science for Service PartnerShip Brazil – CSSP, programa do Weather and Climate Science for Service Partnership – WCSSP. A iniciativa, que é uma troca de experiências cientificas na área de serviços climáticos e inclui o serviço meteorológico da Inglaterra, aconteceu nesse ano no CEMADEN, localizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos.
O encontro acontece anualmente e une pesquisadores do Reino Unido, Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) – unidades de pesquisas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e inclui universidades de diversas nacionalidades.
Criado em 2016, o foco da parceria entre institutos de pesquisas do Reino Unido e do Brasil são Serviços Climáticos e auxílio à tomada de decisões para desenvolver ações de adaptação e políticas de mitigação às mudanças climáticas. Essas pesquisas são fundamentais para o desenvolvimento de serviços climáticos que apoiam o crescimento econômico decorrente do clima e saúde social.
Atualmente, o projeto tem como principais áreas de pesquisa:
1) Melhorar a modelagem do ciclo de carbono para subsidiar políticas de adaptação, incluindo REDD+;
2) Desenvolvimento de modelagem climática;
3) Serviços climáticos para avaliar impactos de extremos e desenvolver métodos para redução de risco de desastres naturais.
O encerramento acontece na quinta-feira e os participantes podem assistir de forma remota ou presencial.
As informações são do Inpe e MCTI
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança