Uma cerimônia realizada em Itajaí marcou o início da construção do primeiro navio que integra o Programa Fragatas Classe Tamandaré, da Marinha do Brasil. No evento foi realizado o corte da chapa que será usada na produção do casco e da superestrutura da futura embarcação. Entre os participantes estiveram representantes da Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), da Marinha do Brasil e do Consórcio Águas Azuis. O programa tem investimento estimado de R$ 9 bilhões.
A chapa cortada se destina-se à confecção do primeiro bloco de uma série de 55 blocos e unidades de edificação que, uma vez unidos, vão compor o casco e a superestrutura da fragata. A cerimônia de batimento da quilha, simbolizada pela união dos dois primeiros blocos do navio, está prevista para ocorrer em março de 2023. O lançamento da fragata “Tamandaré” está previsto para junho de 2024 e a sua entrega para a Marinha do Brasil em dezembro de 2025. O Programa contempla ainda a entrega subsequente de mais três Fragatas até dezembro de 2029.
A Águas Azuis assinou em 2020 um contrato com a Emgepron para a construção de quatro fragatas de última geração que irão compor a esquadra da Marinha do Brasil. A construção está sendo realizada em Itajaí, na Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, com expectativa de taxas de conteúdo local acima de 30% para o primeiro navio e de 40% para os demais.
Mais moderno e inovador projeto naval já desenvolvido no País, o Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), conduzido desde 2017 pela Marinha do Brasil, executado pela Águas Azuis e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), prevê a construção, em território nacional, de quatro navios de alta complexidade tecnológica.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança