A Atech, empresa do Grupo Embraer, é considerada uma das principais integradoras brasileiras de sistemas de Defesa e Segurança, com crescente atuação no mercado internacional. Ela fornece soluções inovadoras e personalizadas para aplicação nas áreas de sistemas de comando e controle, tráfego aéreo, segurança cibernética, sistemas de instrumentação e controle nuclear, sistemas embarcados e simuladores, entre outras.
Estas soluções, que estão reunidas no portfólio da família Arkhe, são providas de eficientes sistemas de cibersegurança e permitem a criação de um ecossistema integrado e evolutivo, viabilizando atualizações e modernizações com autonomia.
Ao longo das duas últimas décadas, a Atech tem atuado nos principais programas das Forças Armadas do Brasil e atualmente tem fortalecido sua presença no mercado global participando de projetos estratégicos na América do Sul, Ásia, Oriente Médio e no Norte da África.
A excelência dos projetos já executados, aliados ao constante investimento em capacitação, tecnologia e inovação, reforçam a confiabilidade e segurança das soluções desenvolvidas pela empresa.
Defesa Naval
Adquiriu expertise em soluções para sistemas navais complexos atuando em programas estratégicos da Marinha do Brasil, dentre eles, o PFCT (Programa Fragatas Classe Tamandaré), o Labgene (Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica) e o H225M/H-XBR (Sistemas para Emprego Naval Embarcados em Helicópteros Multimissão).
No PFCT, a Atech é responsável pelo fornecimento e integração do CMS (Combat Management System) e do IPMS (Integrated Platform Manage¬ment System), em parceria com a Atlas Elektronik e a L3Harris, respectivamente. Ela também é a receptora das tecnologias que serão transferidas pelas duas parceiras internacionais.
Já no Labgene, a Atech desenvolve os sistemas de monitoramento, controle e proteção do laboratório, e é responsável pela integração dos sistemas de instrumentação e auxiliares. A empresa realizará ainda as atividades de treinamento, operação assistida e suporte ao comissionamento do laboratório.
Dentro do programa H225M/H-XBR, a Atech desenvolve o sistema tático N-TDMS (sigla em inglês para Sistema de Gerenciamento de Dados Táticos Navais), que apresenta ao piloto toda a situação tática em torno da aeronave.
Defesa Aérea
A Atech também atua em importantes programas da Força Aérea Brasileira (FAB), com quem iniciou uma parceria há cerca de 20 anos para desenvolvimento do sistema de gerenciamento e defesa do espaço aéreo brasileiro, considerado referência mundial.
Dentre os programas mais recentes da FAB, a Atech participa do Gripen NG, sendo responsável pelo desenvolvimento, instalação e integração de diferentes sistemas de suporte à missão do caça multifuncional, com recursos embarcados inédi¬tos, o que representa uma grande oportunidade de know-how do Brasil, em relação a essa categoria de produto. Ela participa também do programa de mod¬ernização do E-99M, aeronave de Alerta Antecipado e Controle Aéreo.
Defesa Cibernética
A empresa vem investindo fortemente em Defesa e Segurança Cibernética, para os segmentos de Defesa e Governo. Este ano, participou novamente do maior exercício de simulação de defesa cibernética do mundo, o Locked Shields 2022, e do Exercício Guardião Cibernético 4.0, o maior do hemisfério sul, posicionando o Brasil como um importante player neste segmento.
“A Inovação está no DNA da Atech. Desenvolvemos soluções para contribuir com a soberania tecnológica do Brasil e para impactar e melhorar a vida das pessoas em qualquer parte do mundo”, disse o Diretor de Negócios da Atech para Defesa e Segurança, Giacomo Staniscia.
* Esta reportagem faz parte do informe ABIMDE (Dez/22)
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança