O SENAI CIMATEC sediou, de 09 a 11 de janeiro, o Congresso de Geofísica e Computação de Alto Desempenho Aplicada à Indústria de Petróleo e Gás (ICGHPC). O evento, realizado em parceria com a FINEP, reuniu pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da UFBA, Universidade Estadual da Bahia, Unicamp, Laboratório Nacional de Computação Científica, além de empresários da Repsol, Petrobrás, Shell, Atos, NVIDA e Google.
O objetivo do Congresso foi criar um ambiente de pesquisa e inovação com parceiros da indústria de Petróleo e Gás, em parceria com a comunidade acadêmica.
Participaram da abertura do Congresso, o Professor Dr. Jailson Andrade, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa do SENAI CIMATEC, João Medeiros, Professor Associado da UFRN, Carla Osthoff, Pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica, Lilian Lefol, Coordenadora do PRH 27.1 ANP/FINEP-SENAI CIMATEC, Murilo Boratto, Pesquisador do Centro de Supercomputação do SENAI CIMATEC, e Sérgio Lezer, representante da FINEP.
EUA
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, o Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, e o consultor do Centro de Defesa, Segurança e Espaço do SENAI CIMATEC, Milton Deiró, visitaram o US Army Research Lab South – ARL (Laboratório de Pesquisa do Exército Sul dos EUA), em Austin, no Texas, e o US Army Corps of Engineering, Engineering and Research Center – ERDC (Centro de Engenharia e Pesquisa do Exército dos EUA), na cidade Vicksburg, Mississippi, nos dias 11 e 12 de janeiro.
No ARL South, eles foram recebidos pela Vice-diretora, Shannon Strank, pelo diretor do DEVCOM Americas, Coronel Matthew Bowers, e pela Diretora de Ciência e Tecnologia para o Brasil, Rosa Santoni.
O objetivo da visita ao ARL South foi aprofundar a cooperação já existente entre o SENAI CIMATEC e o Exército Americano, e buscar novas possibilidades de desenvolvimento conjunto de tecnologias militares.
No ERDC, o objetivo da visita foi conhecer a instituição e discutir possibilidade de projetos na área de gestão de bacias fluviais, e trocar experiências acerca da gestão de bacias do Rio Mississippi, do Rio São Francisco e do Rio Paraguaçu.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança