Durante os dias de encontros na maior feira de defesa e segurança da América Latina, a LAAD Defence & Security 2023, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, manteve encontro com delegações de 17 países com o objetivo de firmar acordos de cooperação na área de defesa e apresentar oportunidades para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) brasileira.
José Mucio reuniu-se com representantes de África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Benin, Coreia do Sul, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Haiti, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suriname e Uruguai.
O Ministro José Mucio esteve com a sua homóloga de Portugal, Helena Carreiras. O encontro foi realizado no Palácio Duque de Caxias. Na oportunidade, as duas autoridades dialogaram sobre a cooperação na área das indústrias de defesa; o quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e a participação de Portugal e Brasil em missões internacionais, entre outros temas.
Durante o encontro com o Vice-ministro sueco, Peter Sandwall, foi abordada a parceria com a empresa Saab, daquele país, que prevê a transferência de tecnologia para a construção do avião de caça F-39 Gripen no Brasil. A aeronave faz parte do programa FX-2, da Força Aérea Brasileira.
Na reunião com o Ministro da Defesa paraguaio, Bernardino Soto Estigarribia, foi discutido o combate aos crimes nas fronteiras, principalmente o narcotráfico. Após o encontro, José Mucio esteve com o Ministro da Defesa haitiano, Jean Walnard Dorneval.
As informações são do Ministério da Defesa.
Confira todas as novidades das empresas da BIDS
Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança