O Comandante do Exército, General Tomás, chegou em Marabá para a visita institucional à 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), com a finalidade de conhecer a guarnição e as capacidades das organizações militares da Brigada da Transamazônica.
A comitiva participou de uma escolta fluvial nas embarcações táticas Guardian e, em seguida, assistiu uma demonstração de assalto ribeirinho. Dessa forma, a operacionalidade da tropa em meio fluvial ficou marcada.
No 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), guarda de honra e salva de gala, com 19 tiros de obus, recepcionaram o Comandante. O apronto operacional da tropa da 23ª Bda Inf Sl mostrou as condições de preparo das tropas certificadas como Força de Prontidão (FORPRON) do Exército Brasileiro. No total, 1.200 militares estavam em forma e prontos para a inspeção de equipamentos, armamentos, viaturas, munições, suprimentos e demais materiais.
“Além de apresentar o aprestamento coletivo desta brigada, que é uma das Forças de Emprego Estratégico do Exército e Força de Prontidão do Comando Militar do Norte, o apronto operacional também apresenta o aprestamento individual, e é possível constatar que os nossos combatentes estão prontos para cumprir a missão”, destacou o Comandante da 23ª Bda Inf Sl, General de Brigada Veiga.
A programação também contou com um sobrevoo para reconhecimento aéreo da cidade de Marabá, que permitiu visualizar o encontro dos rios Itacaiúnas e Tocantins e perceber a dimensão das áreas das organizações militares da guarnição e vilas militares. Como parte da programação, o General Tomás também conheceu o Hospital de Guarnição de Marabá (HGuMba), conversou com a equipe de saúde e com pacientes.
Dando continuidade à agenda de compromissos no Sudeste do Pará, o Comandante do Exército foi até Tucuruí conhecer as instalações e a capacidade operativa do 23º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Selva, na sexta-feira (14). Essa é a única organização militar de Cavalaria que atua na Amazônia Oriental, que engloba os estados do Pará, Amapá, Maranhão e parte norte do Tocantins, segundo o Comandante do Esquadrão, Capitão Vitor Mele. “Estamos prontos para qualquer tipo de missão em que haja necessidade de emprego de ação de choque, proteção blindada e todas as características que distinguem a Cavalaria”, ressaltou.
Em seguida, a comitiva conheceu a Usina Hidroelétrica de Tucuruí (UHT), uma das maiores geradoras de energia elétrica do Brasil. Quem recebeu e apresentou a infraestrutura estratégica da hidroelétrica foi o presidente da Eletronorte, Antônio Augusto Bechara Pardauil.
“Temos uma parceria institucional com o Exército que nos ajuda a superar as dificuldades típicas da Região Amazônica. Estamos sempre dispostos a realizar ações em conjunto para contribuir com o crescimento do nosso país”, disse Pardauil.
Após uma semana intensa, visitando as organizações militares subordinadas ao Comando Militar do Norte, o General Tomás destacou a vibração e coesão das tropas que atuam na defesa e proteção da Amazônia Oriental. “Esta foi uma viagem que deixa o Comandante muito feliz, porque a gente enxerga o nosso Exército. Os militares estão cuidando da sua missão operacional de defender a nossa pátria, atuar na nossa faixa de fronteira, ajudar o nosso povo. Eu enxergo o futuro do Brasil e da humanidade aqui na Região Amazônica com uma grande responsabilidade nossa e de todas as agências, por isso precisamos estar integrados para o desenvolvimento deste patrimônio. Este é o desafio. E aqui na Amazônia, atuando certo, podemos crescer fortes e melhorar a condição de vida de todos os brasileiros. Preservando e integrando com toda a população”, concluiu o Comandante.
As informações são da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.