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NOTÍCIAS

Programa Estratégico do Exército avança na aquisição de viaturas blindadas

O Exército Brasileiro assinou um contrato de obtenção de 420 (quatrocentos e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa Leve sobre Rodas 4×4 Guaicurus (VBMT-LSR 4×4) com a empresa IVECO Defense Vehicles Latin America (IDV LATAM). Trata-se de mais um importante marco do...

Primeira fase do projeto de foguete brasileiro financiado é apresentada em SP

A construção será viabilizada por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), ambas vinculadas ao MCTI A primeira fase de desenvolvimento do Microlançador Brasileiro (ML-BR) foi concluída e o projeto de...

Mercosul e Emirados Árabes Unidos iniciam negociações de um acordo de livre comércio

Líderes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes acordaram, neste domingo (7/7), em Assunção, os termos de referência para um acordo de livre comércio entre as economias Representantes dos países membros do Mercosul e dos Emirados Árabes Unidos se reuniram...

Conheça a primeira pista de liderança militar do Brasil

Com pioneirismo da Marinha, ferramenta é utilizada para o desenvolvimento da inteligência emocional de um líder Você sabe o que é uma pista de liderança? Ela é utilizada para aprimorar a inteligência emocional dos participantes, permitindo que conheçam suas...

Potencial da energia nuclear é destacado em reunião no Palácio Guanabara

Na última semana, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, recebeu o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, no Palácio Guanabara. O encontro contou com a presença da AMAZUL, representada pelo...

Nexus está com inscrições para programa de aceleração e incubação de startups Batch#24

Se você é um empreendedor com uma ideia inovadora, esta é sua chance! O Nexus, hub de inovação do PIT, anuncia a abertura de inscrições para o Batch#24! Reconhecido como uma das cinco melhores incubadoras de negócios privados do mundo, segundo o World Benchmark Study...

MDIC fecha parceria com Amazon para impulsionar exportações de MPME brasileiras

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/ MDIC) e a Amazon Brasil firmaram nesta terça-feira (2/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora entre os...

Ação inédita: aeronave SARP é lançada do “Atlântico” para mapear áreas atingidas no RS

Voo reuniu informações para reforçar o monitoramento da região Atracado no Porto de Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” lançou de forma inédita, na última sexta-feira (28), um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP). A operação, que...

Centro de Avaliações do Exército encerra teste operacional de Míssil Anticarro

No dia 19 de junho, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) concluiu a avaliação operacional do lote piloto do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, projeto do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) em parceria com a Marinha do Brasil. Os testes operacionais confirmaram a...

Embraer entrega segundo KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa

Aeronave é a segunda entregue na configuração OTAN A Embraer entregou hoje a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A plataforma conta com equipamentos que atendem ao padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já...
Aeronaves da Marinha já realizaram cerca de 5 mil horas de voo no continente gelado

O Brasil está presente na Antártica desde 1982, quando iniciou o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), programa de Estado que objetiva a promoção da pesquisa científica no continente gelado, garantindo ao País a condição de membro consultivo do Tratado da Antártica. Para viabilizar o trabalho realizado pelos cientistas, a Marinha do Brasil (MB) executa a Operação Antártica (OPERANTAR), que envolve, além de militares e navios, aeronaves do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha (HU-1).

Conhecidas como “águias”, as aeronaves prestam apoio logístico móvel, transportando pessoal e material entre os navios antárticos e os locais pretendidos pelos cientistas para a coleta de dados. Já são cerca de 5 mil horas de voo realizadas.

Como explica o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto, além do apoio logístico, os aviadores navais atuam em outras atividades. “Os voos incluem reconhecimento de campo de gelo, facilitando a navegação dos navios, bem como captação de imagens e filmagens de áreas de interesse. Além disso, as aeronaves realizam lançamentos e recolhimentos de acampamentos científicos nas Ilhas Pinguim, James Ross, Livingston e Marambio, na Península Antártica”. Trata-se de uma contribuição inestimável para esta missão crucial, cuja importância político-estratégica para o Estado Brasileiro é evidente há quatro décadas.”

As portas das aeronaves que operam no continente antártico são na cor laranja para facilitar a visualização em meio a neve

De acordo com o Comandante do Esquadrão HU-1, Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval)  Thiago Lopes da Silva, as primeiras missões ao continente antártico, até então desconhecido, serviram para acumular experiências que visavam ao aperfeiçoamento da Operação.

“Aprendizados foram conquistados a partir de condições meteorológicas adversas e das particularidades de desempenho das aeronaves em climas frios. Em relação ao sucesso dos destacamentos aéreos embarcados, a experiência demonstrou a importância de se operar com dois helicópteros, para que o navio continue contando com apoio aéreo, caso ocorra indisponibilidade de uma das aeronaves. Além disso, o emprego de dois helicópteros abrevia o tempo no transporte de pessoal e fornece maior segurança, uma vez que um apoiaria o outro em caso de pane no solo ou para o cumprimento de uma eventual missão SAR [busca e salvamento]”, explicou.

Histórico
No primeiro ano da OPERANTAR, as aeronaves auxiliaram na missão de reconhecimento hidrográfico, oceanográfico e meteorológico das áreas a noroeste do continente antártico. Os resultados obtidos auxiliaram no reconhecimento internacional da presença brasileira na Antártica.

Na sequência, durante a OPERANTAR II, os aviadores navais atuaram transportando material e pessoal para implantar a Estação Antártica Comandante Ferraz  na Península Keller, na Baía do Almirantado, situada na Ilha Rei George, arquipélago das Shetland do Sul.

Ao longo da história, quatro modelos diferentes de helicópteros participaram da OPERANTAR, atuando a partir do Navio de Apoio Oceanográfico “Barão de Teffé”, do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e do Navio-Polar “Almirante Maximiano”.

Em outubro de 2020, a missão na Antártica passou a ser realizada por duas modernas aeronaves UH-17 que ingressaram no setor operativo para prestar apoio aéreo às OPERANTAR, devido ao seu desempenho em autonomia, velocidade, capacidade de carga, possibilidade de realização de voos por instrumentos, além de possuir equipamentos de suporte a vida, na configuração de UTI aérea.

Assista ao vídeo:

Galeria de fotos:
  • Aeronave Westland Has MK1 WASP
  • Aeronave UH-13 em atividade no continente Antártico

As informações são da Agência Marinha de Notícias.

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