Criado em 1º de outubro de 1969, na cidade de Manaus, com o nome de 1ª Companhia Especial de Transporte, o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) tem uma história que se confunde com o desenvolvimento da região Amazônica e do próprio Comando Militar da Amazônia.
A extensão territorial e falta de malhas rodoviárias e ferroviárias criou uma necessidade de longos deslocamentos pelo modal fluvial nas calhas dos principais rios da Região, tornando-se o modelo mais efetivo de deslocar tropas e materiais para os mais distantes rincões da selva brasileira.
Nesse contexto, foi criada uma Organização Militar (OM) com características peculiares do padrão de distribuição, no que diz respeito à logística de suprimentos e de locomoção das tropas da Força Terrestre, para vencer os obstáculos impostos por aquele bioma tão desafiador. Nesta conjuntura, surgiu o CECMA.
Hoje o Centro de Embarcações é uma OM ímpar no Exército Brasileiro e na América Latina, sendo responsável pelo transporte logístico de toda a Amazônia Ocidental nos Rios Solimões, Madeira, Negro e seus afluentes. Tem a capacidade de transportar, anualmente, cerca de 6.500 toneladas de suprimentos para manter a segurança e desenvolvimento da fronteira.
O CECMA também é um Centro de Instrução que, em conjunto com a Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, capacita militares e civis de Organizações Governamentais para condução de embarcações e forma os Navegadores Fluviais, que são os Sargentos comandantes de embarcações aptos a conduzir Módulos Logísticos e chefiar Pelotões Fluviais de Lanchas Táticas das Brigadas das regiões de Selva e Pantanal.
No ano de 2023, o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia bateu um novo recorde, durante a Operação EDOR em apoio ao 2º Grupamento de Engenharia (AM) quando concluiu o mais robusto transporte de insumos pelo modal fluvial da história militar da Amazônia. Foram transportados cerca de 4800 toneladas de materiais em 84 dias de navegação, percorrendo 5.600 km pelos rios da amazônia. A maior entrega do CECMA em seus 54 anos.
No ano em que celebra seu 54º aniversário de criação, uma formatura reuniu veteranos, seguimentos da sociedade civil, Navegadores Fluviais e 25 novos Navegadores, formados no corrente ano.
O Capitão Veterano Ferreira, Navegador Fluvial Nr 01, da década de 1960 falou sobre o evento “É uma emoção incontável. Chegar aos 94 anos e poder assistir uma solenidade dessas. E eu sendo o primeiro navegador. Estou muito contente e não tenho palavras para descrever o que estou sentindo”. É com este sentimento que continuamos navegando por águas tranquilas e ventos calmos. Pois navegar é o nosso combate.
Confira como foi uma missão logística de grande porte do CECMA para levar desenvolvimento para a Amazônia.
As informações são do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia.