Solenidade foi realizada no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP)
Em comemoração ao Dia da Engenharia da Aeronáutica e a todos os profissionais engenheiros que atuam na Força Aérea Brasileira (FAB), foi realizada uma solenidade militar no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. O evento ocorrido nessa sexta-feira (27/10) contou com a participação de Oficiais-Generais, entre outras autoridades, além de militares que atuam na área homenageada.
Na ocasião, o Comandante da Aeronáutica destacou projetos bem-sucedidos na FAB, graças à Engenharia da Aeronáutica, a exemplo da produção da aeronave F-39 Gripen e do maior cargueiro da América Latina, o avião KC-390. Ademais, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno salientou que as pessoas são essenciais nessa jornada de inovação.
“É devido ao empenho da nossa gente, que hoje o Brasil dispõe, além da capacidade de fabricar aviões, de uma Força Aérea empenhada na excelência da formação e especialização de seus engenheiros, como demonstrado ano a ano, em São José dos Campos, e conforme veremos, muito em breve, na região Nordeste, fruto dos desmedidos esforços envidados à inauguração do novo campus do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), na Base Aérea de Fortaleza, além de outras realizações que, com certeza, ainda estão por vir”, expressou o Oficial-General.
Personalidades célebres como o Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, e o Patrono da Engenharia da Aeronáutica, Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, que em 1950 criou o ITA, foram rememorados na cerimônia.
“Casimiro Montenegro é a nossa referência. É a partir dele que nasce toda a Engenharia da Aeronáutica. Ele foi idealista, alguém muito persistente, alguém que sonhou uma Força Aérea grande, alicerçada numa engenharia forte. É por isso que o dia da Engenharia, 28 de outubro, é a data de nascimento dele, e isso em si já reflete a sua importância em toda a nossa cultura, toda nossa determinação e persistência que requer de todo engenheiro”, disse o Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral.
A tropa desfilou ao som da canção do Primeiro Grupo de Aviação Embarcada e da canção Bandeirantes do Ar, músicas que vibram coragem, qualidade essencial para os engenheiros enfrentar novos desafios em prol da missão da Força Aérea Brasileira.
Ademais, dois caças F-5 da FAB sobrevoaram o céu no fim da cerimônia, simbolizando a contribuição da Engenharia da Aeronáutica para o progresso do país.
Clique aqui e confira o vídeo da matéria.
As informações são da Força Aérea Brasileira