A política vai ditar o desenvolvimento do Brasil nos próximos 10 anos; desde abril, quando foi reinstalado, o CNDI definiu os princípios norteadores, missões e objetivos da política
Nos últimos meses, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) fez grandes avanços rumo à neoindustrialização. Desde abril, quando foi reinstalado, o CNDI definiu os princípios norteadores, missões e objetivos da política, escutou as contribuições da sociedade civil e trabalha, com os representantes governamentais, os últimos detalhes da definição das metas aspiracionais.
Agora, o CNDI está na reta final da construção da nova indústria Brasil, que vai ditar o desenvolvimento do Brasil nos próximos 10 anos. Para isso, a secretaria executiva do conselho está debruçada sobre todos os documentos e contribuições recebidos para a estruturação da nova política industrial, que será entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em meados de dezembro.
“Avaliamos as diferentes propostas e instrumentos apresentados pela sociedade civil, olhamos para as metas e objetivos específicos, analisamos se as contribuições estão alinhadas às missões da política e começamos a montar a política”, explicou a secretária executiva do CNDI, Verena Hitner.
A nova política coloca a indústria como um ator fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população, com geração de emprego e crescimento econômico. “A gente avançou como sociedade no sentido de identificar quais são os problemas da sociedade e o papel do Estado no processo de construção do desenvolvimento industrial”, analisou Verena Hitner.
Últimos passos
Nesta etapa final da construção da política, ainda haverá novos debates com os ministérios envolvidos para alinhar o entendimento e aprimorar a proposta apresentada pela sociedade civil, que representa trabalhadores e o setor produtivo, e a criação do plano de trabalho de governança das próximas ações.
No dia 21 de novembro, uma minuta da política será apresentada aos representantes governamentais do comitê executivo do CNDI. Uma semana depois, em 28 de novembro, a apresentação será para os representantes do setor produtivo. A proposta final da política industrial brasileira será validada pelo CNDI em reunião no início de dezembro, antes do lançamento oficinal da política.
A construção da política é uma etapa importante de um trabalho que vai colocar o Brasil na rota do crescimento econômico, com desenvolvimento social, inovação e sustentabilidade.
As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).